terça-feira, 21 de agosto de 2007

Discos #1

Lime Sensual Sensation LP Polydor 1984
Sensual Sensation é mais um na discografia de Lime. Não encaixam nem a voz FM de Denis Le Page nem as composições demasiado euro. Os dois últimos temas poderiam ter sido tão facilmente salvos com cortes e contenção... Problema são solos de sintetizador muito barrocos e refrões infelizes, mas Extrasensory Perception (pitch -8) e a power ballad The Party's Over soam bem se ninguém olhar para nós nos momentos embaraçosos.
D.D. Sound Disco Delivery MLP Mercury 1977
Os irmãos La Bionda antes de gravarem como La Bionda. Disco FM, genérico (como quase tudo de La Bionda), tem Burning Love que, como os Boney M, vive do confronto entre a voz masculina ultra-grave e os coros femininos. De longe a melhor faixa aqui, mas melhor com menos cordas (demasiado alegres, estragam efeito da voz). Harry Thumann engenheiro de som, tudo em Munique na época de Moroder.
Harry Thumann Underwater/American Express 12" Baby 1979
No meio de American Express a frase "synchronize your heartbeat to the tempo of our time", mais uma canção disco relacionada com comboios, aqui com duplo entendimento. É mesmo o lado A que atrai, não chegava ter o 7" com fade out demasiado precoce. O 12" também tem fade out, mas uns minutos mais à frente. Underwater soa a Patrick Cowley se este fosse menos sintético e jogasse mais com regras clássicas (cordas e sopros). Um épico que apesar dos excessos próprios da época mantém o groove na direcção certa. Finalmente a menos de 10 euros, também.
Robert Görl Night Full Of Tension LP Mute 1984
Primeiro álbum a solo, ainda com os DAF em actividade. É como se as boas ideias de DAF fossem reduzidas para metade, o que as torna fracas. Tem tudo de DAF, o tom sexual da voz, Annie Lennox canta dois temas (não é bom). Wind In Hair tem um twist suficiente para se destacar do resto - Görl coloca um ambiente ténue por cima do beat minimal e a sua voz é certa para a música: gay, 80s, saudade e uma viagem de carro, mas baixem o pitch para -8.
Camaro's Gang Ali Shuffle 12" Break 1984
Muito tempo atrás disto antes de preço razoável. O original é curiosidade de época mas não vale bem o esforço, é o lado B Super Shuffle (também com mais de 8 minutos) que justifica. O som é metálico durante a faixa inteira, as entradas festivas do original são quase todas eliminadas, fica mais robótico e bom.
Break Machine Street Dance 12" Ariola 1983
Canções com assobios são sempre más? Street Dance tem 25 anos de credibilidade old school e um beat de breakdance por baixo, isso torna-a um pouco melhor. Produção disco de Henri Belolo e Jacques Morali (Village fucking People) é provavelmente o que torna a música mais soul, mais longe do puro fetiche beatbox que alimentava a maioria das produções b-boy para breakdance. Instrumental no lado B e grande sequência inicial no video, com o grupo a exibir-se em andamento enquanto o trânsito lá atrás faz pensar que eles se mexem em câmera lenta. Freshh!

Sem comentários: